A experiência proporcionada pela empresa deve ter a mesma qualidade tanto para quem está no escritório, quanto para quem está em casa.

Na primeira parte dessa série de blog posts, detalhei um pouco a influência dos modelos mentais e da cultura organizacional no processo de adoção do modelo de trabalho híbrido. Mas porque esses elementos são importantes para a decisão de como seguir no futuro? As pessoas estão preocupadas com isso e não querem se sentir diferentes se optam por ficar em casa ou no escritório (ou se a empresa determina isso). Esse sentimento pode impactar o colaborador de várias formas, seja na produtividade e até em questões de carreira e resultados. O que acabei de descrever é o que chamamos de “Digital Divide”, uma cisão nas equipes de acordo com seu ambiente de trabalho, que exploro um pouco mais na segunda parte dessa série.

Sua empresa pode oferecer equipamento para o trabalho em casa, mas e em relação aos outros detalhes que fazem o colaborador se sentir incluído? Por exemplo, uma conexão lenta em uma reunião importante pode prejudicar o desempenho do profissional na discussão ou apresentação, enquanto para outro com a internet veloz, tudo fluiria perfeitamente. A falta de acesso a ferramentas e arquivos prejudicaria igualmente o colaborador. Essa distinção de experiência é a preocupação de muitas pessoas, principalmente quando alguns já estão indo até o escritório e outros não.

Com isso, foi então possível organizar abaixo a lista dos quatro principais receios que as pessoas têm ao trabalhar em um ambiente não inclusivo para todos:

  1. Símbolo de status: o grande exemplo clássico da mesa/sala fixa, onde quem senta tem um grau de importância. Em um ambiente digital, isso não ocorre, todos tem o mesmo espaço na tela. Porém, o que ocorre quando um permanece com a mesa e o outro aparece apenas pela tela?
  2. Falta de clareza: estar online para muitos ainda é uma adaptação, muitas vezes pelo aspecto da clareza na comunicação e conseguir se fazer entender.
  3. Falta de autonomia para realizar o trabalho: quando existem muitas camadas de aprovações, estar online pode trazer um empecilho que é a lentidão nos retornos.
  4. Menor capacidade de criar relações no trabalho: muitos sentem falta daquela conversa junto a área de café, na qual eram trocadas experiências, contatos e outras informações.

Presencial x Home Office x Híbrido

Pode ser que ocorra o questionamento sobre como resolver esses receios, já que são tão subjetivos (ou melhor, culturais). Pessoas são complexas e temos que levar em consideração cada ponto que as torna assim para extrair o que é bom. Portanto, é extremamente importante cuidar para que se sintam acolhidas no dia a dia, por meio de um ambiente digital ou presencial que seja adaptável para todas as demandas.

Separei três pontos que colaboram para que as pessoas tenham a mesma experiência de trabalho:

  1. TI Flexível: o primeiro passo é um espaço de trabalho digital, que reúna tudo o que o funcionário precisa em um só lugar, com acesso independente do dispositivo ou lugar.
  2. Segurança Contextual: simples e contínua. A proposta aqui é proteger aplicações e dados usando o contexto do acesso, sem que a segurança impacte a experiência.
  3. Produtividade: organizar, guiar, automatizar. Concentrar todas as tarefas em um único lugar, sem precisar abrir várias telas, ajuda o funcionário a reduzir distrações e produzir melhor.

Com o Citrix Workspace, é possível criar um ambiente comum para funcionários remotos ou presenciais, padronizando sua experiência sem prejudicar a segurança. Mais ainda, a solução permite apresentar  aplicações SaaS populares como Salesforce, SAP Concur, Tableau, Power BI, M365 e ServiceNow como funcionalidades necessárias para realização das tarefas diárias, organizando o trabalho do funcionário em uma espécie de “feed de notícias” e automatizando tarefas rotineiras para liberar espaço para o funcionário desenvolver o seu potencial.

Independente de soluções, é preciso reconhecer que o trabalho híbrido é o futuro do trabalho. E as organizações precisam investir e se planejar agora para apoiá-lo caso queiram reter talentos, manter os níveis de produtividade e diminuir a divisão que esse modelo pode abrir nas equipes. Gostou do texto? Temos um webinar on-demand no qual participo, junto com André Souza, CEO do FUTURO SA, falando sobre o tema “Soluções para o Escritório Híbrido”. Acesse: https://event.on24.com/wcc/r/3492522/3CA398DA727244FE726B1048AECECB71