Nos últimos meses, os ataques cibernéticos a aplicações se tornaram mais complexos, principalmente porque os hackers têm melhorado as suas capacidades de se fazerem passar por usuários legítimos. E, num contexto em que muitas empresas não contam com tecnologias baseadas em Zero Trust e autenticação multifatorial, os dados ficam ainda mais expostos. Além disso, devemos acrescentar que a superfície de ataque está mais ampla já que a força de trabalho tem sido descentralizada com o uso de dispositivos pessoais e redes não corporativas. Enfim, um mundo de possibilidades para os hackers e um pesadelo para as organizações.

Para enfrentar essa situação, a Citrix tem melhorado ainda mais a segurança de aplicações (Appsec) ao aproveitar os modelos de aprendizagem automática para distinguir as interações humanas das com bots e prever o comportamento do tráfego.

Usuários reais ou hackers?

Se você tiver essa dúvida ou se ainda nem pensou nisso, pode se interessar por conhecer os ataques mais comuns que estão sendo registrados nos últimos meses como o típico ataque de hackers que acessam o sistema com credenciais roubadas ou com senhas mais comuns. Nesse tipo de procedimento, a intrusão não é detectada por técnicas de mitigação de ataques DDoS ou sistemas de detecção baseados em assinaturas.

Outro tipo de ataque ocorre quando tentam suplantar um usuário e evadir as medidas de defesa tradicionais utilizando, por exemplo, o escaneamento de websites e a extração de conteúdo. O escaneamento de websites visa identificar as vulnerabilidades da aplicação para depois explorá-las. Com a extração de conteúdo, os bots fazem o rastreamento para obter dados como preços e descrições que depois podem ser utilizados para realizar atividades fraudulentas, como a fixação de preços predatórios e a clonagem do conteúdo para desviar o tráfego de usuários.

Finalmente, os ataques DDoS da camada 7, que são cada vez mais difíceis de detectar já que requerem a realização de um perfil preciso do tráfego recebido para poder distinguir bots de pessoas e bloquear o tráfego suspeito.

Como a aprendizagem automática pode ajudar?

Diante de ataques cada vez mais sofisticados, e inclusive novos, a aprendizagem automática permite prever o tráfego de um dia e horário determinados e, se for observada alguma alteração, permite advertir o administrador de segurança com mais tempo.

Como a Citrix ajuda?

O Citrix Application Delivery Management (ADM) realiza uma análise da segurança das aplicações com modelos de aprendizagem automática. Essa solução, que está baseada na nuvem, permite administrar, monitorar e solucionar toda a infraestrutura de entrega de aplicações a partir de um console unificado e centralizado. Executar uma análise avançada baseada em aprendizagem automática de uma solução SaaS tem várias vantagens:

  • O Citrix ADM oferece uma solução simples e escalável para administrar as implementações do Citrix ADC em distintos fatores de forma —MPX, VPX, SDX, CPX e BLX— em um ambiente de multicloud híbrido.
  • As novas funções e capacidades de detecção de ataques estão sempre disponíveis e não precisam de atualizações.
  • O conjunto de informação obtida de todos os seus ADC, do firewall de aplicações web (WAF) e dos servidores de gestão de bots ajuda a treinar os modelos de aprendizagem automática.
  • O Citrix ADC não precisa de uma CPU adicional nem de uma carga de memória.
  • Você pode tirar o máximo proveito de seus investimentos com o serviço Citrix ADM.
  • O serviço Citrix ADM oferece um painel de informação intuitivo para visibilizar os ataques de maneira detalhada.

Existem cada vez mais aplicações que migram para um formato criptografado, o que dificulta a inspeção do tráfego da aplicação. Desta maneira, os produtos tradicionais de segurança não conseguem prevenir ataques porque não podem vistoriar o tráfego criptografado. O Citrix ADC confere às aplicações as capacidades de descarga SSL e inspeção profunda de pacotes e cria modelos de dados sobre o tráfego criptografado.

O mundo profissional mudou e trouxe novos desafios sendo um deles a segurança. É importante contar com soluções tecnológicas que se adaptem a esta nova realidade, garantindo visibilidade e controle. Qual é a estratégia de segurança que está sendo implementada na sua empresa?